Mini Pavlova

Mini Pavlova

A Pavlova (o próprio nome já é uma chiquesa  né ?), é aquela sobremesa para surpreender. 

Ela é conhecida por ter sido criada na Nova Zelândia, no ano de 1926 em homenagem à bailarina russa Anna Pavlova. 

Normalmente ela é feita em forma de um disco grande de suspiro, porém achei mais delicada fazer em porções individuais que mais parecem um “Ninhozinho de passarinho. 

Tempo de preparo: 3 horas
Rendimento: 10 unidades 
Validade: 1 dia

Para o Merengue:

// 7 claras
// 400 gramas de açúcar
// 10 ml (um colher de sopa) de extrato de baunilha
// 75 gramas de Amido de Milho (Maisena)

Para o Creme / Recheio:

// 80 g de açúcar
// 200 g de cream cheese
// 200 g Iogurte Natural sem açúcar
// 15 ml Extrato de baunilha
// 15 ml Suco de limão siciliano
// raspas de limão
// uma receita da Geléia de Frutas vermelhas (Que já ensinei aqui no Blog) acessar aqui 

Para finalização/ Decoração:

// Frutas vermelhas de sua preferencia (Morango, Mirtilo, Amoras)

Preparo do Merengue:

1. Em banho maria (ou em uma panela com o fogo bemmmm baixinho) cozinhe as claras com o açúcar até que ele seja dissolvido somente (neste momento é muito importante que a temperatura não eleve demais e que não fiquem por muito tempo no fogo para que as claras não cozinhem)

2. Assim que perceber que os cristais de açúcar se dissolveram, desligue o fogo e imediatamente transfira essa mistura para a tigela da batedeira.

3. Bata em velocidade média/ alta até que chegue no ponto de merengue (forme um bico firme – conforme a foto abaixo).

4. Neste momento adicione o extrato de baunilha e o amido de milho e misture delicadamente com a ajuda de uma espátula ou fouet (não use a batedeira).

5. Transfira o merengue para um saco de confeiteiro com bico de sua preferencia (eu usei o 1M da Wilton).

6. Em uma assadeira forrada com papel manteiga faça pequenos ninhos com o merengue (forme uma base e depois vá subindo as laterais até que fiquem como um ninho de passarinhos mesmo), de forma que o centro fique livre para que você possa recheá-lo. Neste momento seu merengue estará firme o suficiente para que esse ninho fique perfeito.

7. Pre-aqueça seu forno a 90 graus (caso seu forno não chegue nessa temperatura, coloque-o na temperatura mínima e deixe-o levemente aberto com ajuda de uma colher de pau) e leve seus “ninhozinhos “para assar por aproximadamente 45/ 50 minutos ou até que fiquem sequinhos porem sem dourar.

8. Desligue o forno e com a porta entre-aberta deixe-os secar por mais 1 hora.

Preparo do Creme / Recheio: 

1. Em uma vasilha, coloque o cream cheese em temperatura ambiente, o iogurte e o açúcar, bata com a ajuda de um fouet até que fique um creme homogêneo.

2. Adicione aos poucos o suco e as raspas de limão siciliano, sem parar de mexer e reserve.

Montagem:

1. IMPORTANTE: Você deve recheá-las somente na hora de servir, e após isso não armazenar em geladeira pois o merengue derrete.

2. Com os seus “ninhozinhos” já frios e bem sequinhos, vá recheando-os com uma camada de creme de limão, uma camada de geléia de frutas vermelhas (ou de outra de sua preferência) e cubra com a do creme de limão. 

3. Decore com as frutinhas e da forma que desejar. 

“Diquinhas” que valem ouro:

1. O segredo do merengue é a temperatura de seu forno, que se for alta demais vai queimá-los, então lembre-se sempre de mantê-los em temperatura baixa e no seguir o tempo somente dos ninhos secarem (sem dourar). 

2. No momento em que estiver fazendo a base dos ninhos, preste atenção para que não fique nenhum buraquinho (se for preciso use uma colher para fechar bem a base) para que o recheio não vase pela farte inferior do ninho.