Tiramisù

Tiramisù

O Tiramisù é uma receita tradicionalmente Italiana, seu nome vem da expressão italiana “Tirami – Sú” que significa “me levanta” ou “me puxa pra cima”. É literalmente o doce que te ajuda a melhorar e levantar-se de um dia ruim. Rs … 

Isso se deve ao efeito do café e do cacau na sua formulação por isso era considerada uma sobremesa afrodisíaca e umas de suas versões de origem é que foi criada para dar mais energia às meretrizes. (Seria então o Viagra da época? rs ..) 

Em seu preparo ele leva Mascarpone (que é um tipo de queijo mais leve), porem ele não é muito fácil de se encontrar em mercados etc. E normalmente quando se encontra, seu valor é bem salgadinho…. Então, como sou uma pessoa muito legal e econômica …rs… descobri que podemos fazer Mascarpone em casa (olhaaaaaa) e o melhor, super fácil de fazer. Sendo assim deixarei (no final da receita em : Diquinhas que valem ouro) a receita e preparo do Mascarpone caseiro que aprendi com a “Rainha da Cocada “Raiza Costa”…

Tempo de preparo: 1 hora e meia + 6 horas de geladeira
Rendimento: 12 porções
Validade: 6 dias em geladeira

Para o Creme:

// 06 gemas
// 135 gramas de açúcar refinado
// 1 folha e meia de gelatina em folhas sem sabor
// 400 gramas de Mascarpone
// 1 colher de chá de extrato de baunilha
// 480 gramas de creme de leite fresco (bem gelado)

Para montagem:

// 01 pacote e meio de biscoito Champagne (depende do tamanho da sua travessa)
//350 ml de café expresso ou coado bem forte
// 100 ml de rum ou licor de Marsala
// Cacau em pó para polvilhar

Preparo do Creme: 

1. Coloque as gemas e o açúcar em uma tigela de vidro média ou em banho-maria e bata até incorporar.

2. Coloque sobre uma panela com água fervente, certificando-se de que a água não toque na tigela. Ligue em fogo baixo e mexa até obter uma mistura espessa e de cor amarela clara. Desligue o fogo.

3. Hidrate a gelatina em água gelada e assim que estiver bem hidratada escorra a água e coloque na tigela com essa mistura de gemas e açúcar e mexa até que ela se dissolva. Reserve

4. Em outra tigela misture o Mascarpone, com o extrato de baunilha e assim que estiver bem incorporado vá adicionando aos poucos a mistura de gemas.

5. Bata o creme de leite fresco que deve estar bem gelado até formar um chantilly (não precisa bater muito (muita calma nessa hora) pois ele pode desandar e virar manteiga).

6. Vá adicionando aos poucos o chantilly a mistura de gemas e Mascarpone mexendo suavemente com a ajuda de uma espátula para que não perca a aeração.

7. Reserve esse creme.

Montagem: 

1. Misture o Rum ao café.

2. Separe seus biscoitos e a travessa e vá mergulhando os biscoitos nessa mistura de café e rum (somente o lado do biscoito na parte superior – onde tem o açúcar. Não mergulhe os dois lados para que ele não desmanche na hora de cortar) e dispondo em uma travessa, lado a lado.

3. Assim que cobrir toda a travessa com essa primeira camada, despeje o creme e repita o processo com mais uma camada de biscoitos, porem virados do lado oposto ao da primeira camada.

4. Por ultimo cubra com o creme e leve para gelar com pelo menos 6 horas (faca um dia antes).

5. Quando for servir, polvilhe cacau em pó em cima e delicie-se.

“Diquinhas” que valem ouro:

1. Você pode substituir o Rum por algum outro destilado que goste, ou caso não queira colocar bebida alcoólica pode molhar os biscoitos apenas com café. 

2. A receitinha do Mascarpone Caseiro é da Raíza Costa e vale muito a pena fazer pois hoje em dia o Mascarpone está os olhos da cara (rs…)

Mascarpone Caseiro:

//240ml de creme de leite fresco

// 8ml de suco de limão coado

1. Leve o creme de leite ao fogo médio ate começar a ferver.

2. Adicione o suco de limão e cozinhe por mais 5 minutos, mexendo sem parar.

3. Desligue o fogo e coloque uma peneira ou coador de papel sobre uma vasilha. Despeje a mistura e deixe descansando por 3 horas, em temperatura ambiente, para que o soro escorra.

4. Conserve na geladeira.