Tarte Tatin

Tarte Tatin

A Tarte Tatin é uma torta tradicionalmente francesa que leva esse nome em homenagem a duas irmãs (Stephanie e Caroline Tatin) que assumiram o negócio da família, o Hotel Tatin, após a morte de seu pai. 

Este hotel era famoso na região devido à sua perfeita torta de maçã que se caracterizava por uma cobertura crocante, composta por maçãs macias e caramelizadas.

Um belo dia de muito movimento no hotel , Stephanie, uma das irmãs e a que era responsável pela cozinha, colocou as maçãs no forno, e quando se deu conta viu que esqueceu de colocar a massa. Quando percebeu o seu erro, tentou recuperar o prato cobrindo as maçãs com massa… E, quando tirou a torta do forno e viu o resultado ficou satisfeita e serviu a torta ainda quente e foi sucesso. 

Esse hotel e restaurante ainda existe fica situado no Vale de Loire na França. 

Uma receita simples, com poucos ingredientes, muita técnica e que o resultado fica D-I-V-I-N-O. 

Tempo de preparo: 1 hora e meia
Rendimento: 7 porções
Validade: 3 dias (se sobrar) …rs

Para a massa:

// 180 gramas de farinha de trigo
// 30 gramas de açúcar de confeiteiro
// pitada de sal
// 125 gramas de manteiga sem sal gelada (importante estar gelada e cortada em cubinhos)
// 1 ovo

Para o Recheio:

// 6 maças médias (as melhores para essa receita são a Fuji ou a maça verde pois não soltam muita água)
// 120 gramas de manteiga sem sal
// 130 gramas de açúcar
// canela em pó a gosto (essa receita tradicionalmente não via canela, porem acho que dá um toque a mais nas maças caramelizadas, só cuidado para não exagerar e estragar com tudo)
// Meio limão espremido (para passar nas macas e evitar que elas escureçam)

Preparo da massa: 

1. Em uma tigela coloque a farinha, o açúcar de confeiteiro e a pitada de sal. Misture até ficar homogêneo e adicione a manteiga gelada.

2. Com as pontas dos dedos e rapidamente para que o calor das mãos não derreta a manteiga vá incorporando a manteiga a farinha até virar uma farofinha, coloque o ovo e incorpore até virar uma massa bem lisinha.

3. Dê uma achatadinha na massa, embrulhe em um plástico filme e leve para gelar por meia hora, no mínimo.

4. Polvilhe um pouco de farinha na bancada e abra a massa, delicadamente, em cima de uma folha de papel manteiga. Deixe-a com um pouco menos de ½ centímetro de espessura e com o tamanho exato da frigideira que você for usar (IMPORTANTE : tem que ser uma frigideira que possa ir ao forno pois todo processo desta torta será feito nessa mesma frigideira).

5. Assim que cortar, cubra com o papel manteiga e leve para gelar mais um pouco.

Preparo do recheio: 

1. Corte as maças em 4 pedaços, retire o centro e passe limão em cada uma delas.

2. Em fogo médio, derreta a manteiga.

3. Desligue o fogo e jogue o açúcar. Espalhe em toda a frigideira e coloque as maças por cima.

4. Leve-as para caramelizar em fogo alto. Quando a frigideira ficar totalmente caramelizada, vire os pedaços das maças para que ambos os lados fiquem caramelizados.

Montagem: 

1. Com muito cuidado, coloque a massa gelada por cima da frigideira, sele todas as bordinhas e leve-a para assar por 20 minutos em forno preaquecido a 180 graus. 

2. Assim que a massa estiver dourada nas bordas, desligue o forno e tire a frigideira. 

3. Aguarde uns 10 minutinhos e desenforme a torta sobre um prato de servir. A torta deve ser desenformada ainda quente (tomando muito cuidado para não se queimar), evitando que o caramelo cristalize e as maças grudem na frigideira.