Sonho

Sonho

Quem nunca se pegou sonhando com um sonho ?
Esse Clássico das padarias faz muito sucesso por aqui, mais você sabia que ele nasceu em plena guerra ?
Sua origem foi em 1756, quando a Prússia estava para ser invadida. Frederico, o Grande, recrutou, então, todas as pessoas disponíveis para proteger Berlim e uma dessas pessoas foi um ajudante de padeiro que ficou responsável pelas balas dos canhões, porem não tinha muito talento pra coisa, e então, foi afastado do batalhão e voltou para a padaria.
Em vez de colocar as massas fermentadas que criava no forno, resolveu fritar uma das bolas que produziu. O doce na época foi batizado como Berliner (em referência a Berlim) e tinha como recheio creme de frutas vermelhas.
O sonho brasileiro tem aquele tradicional recheio de baunilha. Mas, como bom brasileiro, o céu é o limite – são inúmeros os recheios que vemos por aí (doce de leite, Nutella, brigadeiro).

Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 8 unidades
Validade: 1 dia

Para o massa:

// 7 gramas de fermento biológico
// 65ml de leite morno
// 325 gramas de farinha de trigo
// 40 gramas de açúcar
// 3 ovos
// 1 pitada de sal
//150 gramas de manteiga sem sal gelada em cubinhos

Para o Creme / Recheio: 

// 1 lata de leite condensado
// 50g de amido de milho (maisena)
// 1 colher de sopa de extrato de baunilha
// 3 gemas
// 500 ml de leite
// 500 ml de creme de leite fresco

Preparo do massa:

1. Primeiramente, ative o fermento (caso o meu não seja instantâneo – veja na embalagem), colocando em um recipiente com o leite morno, misture um pouquinho só para incorporar e deixe descansar por uns 7 minutinhos.

2. Em uma tigela coloque os ingredientes secos (farinha, açúcar, pitada de sal) e misture com a ajuda de um fouet.

3. Adicione os ovos aos ingredientes seco e misture bem, por ultimo adicione o leite com o fermento ativado. Incorpore todos os ingredientes a massa.

4. Transfira essa massa para uma superfície enfarinhada e sove delicadamente. Quando sentir que a massa esteja homogênea vá incorporando cubinho por cubinho da margarina e sovando sem parar. (observação: por ser uma massa amanteigada ela fica mais “pegajosa” mesmo, então caso esteja um dia muito quente e perceba que a massa ficando mole demais coloque uns 10 minutinhos na geladeira e quando estiver mais geladinha finalize o processo de ir incorporando a manteiga).

5. Após toda manteiga ser incorporada, transfira a massa para tigela novamente e deixe descansar coberta com um pano o plástico filme por 1 hora.

6. Passado o tempo corte a massa em pequenos pedaços e vá fazendo bolinhas e colocando em uma forma levemente enfarinhada e deixe descansar novamente por mais 40 minutinhos.

7. Aqueça o óleo em uma quantidade suficiente para virar suas bolinhas de sonho.

8. Frite um a um para o óleo não esfrie e até que fique douradinho.

9. Escorra em um papel absorvente e reserve para esfriar um pouco.

Preparo do creme:

1. Junte todos os ingredientes numa panela e cozinhe até engrossar. Assim que engrossar, continue mexendo por mais três minutos.

2. Retire do fogo e transfira para um refratário coberto com plástico filme para esfriar na geladeira (ele deve estar bem geladinho).

Montagem:

1. Corte os pãezinhos ainda mornos. 

2. Transfira o seu creme geladinho para um saco de confeiteiro. 

3. Recheie um a um e por fim polvilhe açúcar de confeiteiro em cima.