Lua de Mel

Lua de Mel

E para estréia da série de docinhos de padaria não poderia começar com outra receita além dessa que pra mim é o docinho “number one”, pois me remete a tantas lembranças boas da minha infância. 

O pãozinho Lua de mel – em alguns lugares também chamado de “Lua Cheia” – é um doce bem tradicional nas padarias de Paulistanas. 

Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 12 porções
Validade: 1 dia (fora da geladeira)

Para o Pãozinho:

// ½ xicara (120ml) de leite – morno
// 1 pacotinho (10 gramas) de fermento biológico em pó  (fermento para pão)
// 5 colheres de sopa (70 gramas) de manteiga sem sal derretida
// 3 ovos
// 3 ½ xícaras (400 gramas) de farinha de trigo
// ½ xícara (60gramas) de açúcar
// 1 pitada de sal

Para o Recheio – o bom e velho “Creme Patissière”: 

// 1 xícara (250ml) de leite
// 1 xícara (250ml) de creme de leite fresco (aquele de garrafinha sabe ?)
// ½ colher de sopa de extrato de baunilha
// 5 colheres de sopa (60gramas) de açúcar
// 4 gemas
// 1 ½ colher de sopa (14gramas) de amido de milho (A famosa “maisena”)
// 1 ½ colher de sopa (14gramas) de farinha de trigo

Para a cobertura:

// 1 garrafinha de leite de coco
// 3 xícaras (225gramas) de coco ralado

Preparo do pãozinho:

1. Misture o leite morno com o fermento e deixe descansar por uns 5 minutinhos para ativar o fermento;

2. Em outra tigela, misture com o garfo a manteiga derretida, os ovos e vá adicionando e incorporando o leite com fermento aos poucos;

3. Misture a farinha, o sal e o açúcar e vá adicionando os líquidos aos poucos;

4. Agora é a hora de colocar a mão na massa (ebaaaa), transfira essa massa para uma bancada limpa e levemente enfarinhada e vá sovando a massa devagar e somente até formar uma massa homogênea – aproximadamente uns 2 minutinhos (é muito importante que essa massa não seja sovada por muito tempo).

5. Divida essa massa em 13 pedaços iguais (de aproximadamente 50 gramas cada uma)

6. Cubra uma forma com papel-manteiga e coloque as bolinhas de massa deixando espaço entre elas. Cubra com um pano ou filme plástico e deixe a massa descansar por 30 minutinhos.

7. Pré-aqueça o forno a 180graus e asse os pãezinhos por aproximadamente 20 minutos ou até que eles comecem a ganhar uma corzinha (bem clarinha).

Preparo do recheio:

1. Em uma panela adicione o creme de leite fresco, o leite e o extrato de baunilha. Assim que levantar fervura desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por uns 10 minutinhos.

2. Em uma tigela, bata as gemas com o açúcar até ficarem levemente branquinhos.

3. Acrescente o amido de milho, a farinha nas gemas batidas e misture.

4. Adicione devargarzinho uma concha do creme quente (leite, creme de leite e extrato) nessa mistura de ovos e mexa rapidamente.

5. Volte tudo para panela e cozinhe em fogo baixo (sem parar de mexer). Assim que a mistura ferver e começar a engrossar conte uns 2 minutinhos e desligue o fogo.

6. Coloque o creme em uma tigela, cubra com um filme plástico de forma que o filme entre em contato com creme e leve para gelar por aproximadamente 1 hora.

Montagem:

1. Transfira o creme em um saco de confeiteiro com um bico redondo pra rechear. 

2. Com os pãezinhos ainda mornos, faça um pequeno furinho na lateral com uma faquinha e introduza o bico de confeiteiro apertando levemente até sentir que o creme começa a vazar. 

3. Quanto os pãezinhos estiverem completamente frios, mergulhe-os um a um rapidamente no leite de coco e passe-os no coco ralado para empanar.

“Diquinhas” que valem ouro:

// Muito importante que o leite esteja morno quando for misturado ao fermento (passo 1 da massa), caso contrário o fermento não irá ativar e seu pãozinho ficará “murchinho murchinho” =(   ;

// O recheio deve ser acrescentado com o pãozinho ainda quente, assim eles ficarão bem gordinhos de tantooo recheiooooo…